segunda-feira, setembro 20, 2004

Duplex

FUI VER ESTE FILME NO PASSADO SÁBADO, 18/09, COM A MINHA AMADA, MARINA, MINHA MANA, ANDREIA E SEU NAMORADO EMANUEL... PARTIMOS O CÔCÔ A RIR... Se apanhesse aquela velha!!!


Alex (Ben Stiller) e Nancy (Drew Barrymore) estão à procura de um novo apartamento. Com um orçamento limitado, encantam-se com um imenso duplex e decidem comprá-lo de imediato. No entanto, depressa o sonho se torna em pesadelo... No andar superior mora uma velhinha que não pode ser despejada em função de determinação legal. Apenas quando ela morrer (o que parece não estar longe de acontecer) eles terão acesso completo ao apartamento. Infelizmente, rapidamente o casal percebe que a sra. Connelly (Eileen Essel), é uma vizinha insuportável, insistindo em ver televisão durante toda a madrugada e importunando Alex para a ajudar nas suas tarefas domésticas (sem aceitar as explicações de que ele deve concluir o seu novo livro dentro de poucas semanas, sob pena de perder o contrato com a editora). Aos poucos, Nancy e Alex chegam à conclusão inevitável de que só há uma forma de se livrarem da sra. Connelly: assassinato.Na sua sexta longa-metragem como realizador, Danny DeVito, reconhecido pelo seu trabalho na década de 80 ("Em Busca da Esmeralda Perdida" e "A Jóia do Nilo", ao lado de Michael Douglas e Kathleen Turner) ou na década de 90 (o Pinguim de "Batman Regressa" ou o repórter sensacionalista de "L.A. Confidential"), explora o mesmo tipo de comédia que caracterizou a maior parte dos seus trabalhos atrás das câmaras: o humor negro, algo que pode ser observado filme que marcou o actor/ptodutor/realizador: "Guerra das Rosas". "Duplex" não lhe fica atrás, embora haja que definir as devidas distâncias temporais, que na época deram a "Guerra das Rosas" uma etiqueta de filme original e politicamente incorrecto, actualmente algo difícil de conseguir face a uma certa banalização deste tipo de comédia.Quanto aos actores, Alex Rose é o tipo de personagem ideal para Ben Stiller: um homem comum e cheio de neuroses que, depois de sofrer várias humilhações, perde a paciência e revela um temperamento explosivo. Já Drew Barrymore, embora com algumas cenas engraçadas, não apresenta grandes cenas hilariantes. O destaque vai mesmo para Eileen Essel que, aos 81 anos de idade, é a grande responsável pela maior parte do humor aqui apresentado.Embora não apresente nada de novo, pelo contrário, "Duplex" é uma comédia acima de média e, acima de tudo, um bom entretenimento.


segunda-feira, setembro 13, 2004

Encontro em Fátima discute presença dos cristãos no mundo universitário

Acontece em Fátima , nos dias 17 e 18 de setembro, o Encontro Nacional de Pastoral do Ensino Superior, informa Agência Ecclesia. Os grandes temas do encontro são: «A presença da Igreja no mundo da cultura e do saber», por dom Manuel Clemente, presidente da Comissão Episcopal da Cultura; «Os desafios pastorais colocados pela realidade universitária portuguesa contemporânea», por pe. Peter Stilwell, e «As realidades do ensino superior português: permanências, mutações e desafios», por Virgílio Meira Soares. A temática central é subordinada ao tema «Cristãos no Ensino Superior – que presença?» e pretende promover um melhor conhecimento do meio universitário e de ensino superior e uma maior consciência da presença da Igreja no mesmo. Ao longo dos dois dias, no Seminário do Verbo Divino, os membros e animadores de equipes e serviços de Pastoral do Ensino Superior e Universitário irão refletir também sobre «Mobilidade(s) e (des)enraizamentos», «A presença da Igreja na Universidade de hoje»; «O Ensino Superior e os desafios do desenvolvimento: cidadania e mercado de trabalho»; «Universidade e Sociedade: uma relação para toda a vida?»; «A dimensão internacional do Ensino Superior: oportunidades e desafios» e «A Universidade e os saberes: entre a fragmentação e o diálogo».

sábado, setembro 11, 2004

I, ROBOT

Vi este filme com a minha namorada Marina, com a minha mana Andreia e o seu namorado Emanuel no passado dia 10 de Setembro na sala 1 da Castelo Lopes Cinemas no Parque Atlântico em Ponta Delgada.


Will Smith estrela este filme de acção inspirado pela clássica colecção de contos de Isaac Asimov, e é levado à tela grande pelo visionário e dinâmico director Alex Proyas (Cidade das Sombras, O Corvo).

No ano 2035, robôs são um eletrodoméstico presente em todas as residências, e todos confiam neles, exceto um detetive levemente paranóico (Smith) que investiga um crime que ele acredita ter sido cometido por um robô. O caso leva-o a descobrir uma ameaça muito mais aterrorizante à raça humana. Eu, robô usa efeitos visuais espetaculares e de vanguarda para dar vida ao mundo dos robôs.