sábado, julho 05, 2008

A LOJA DO OURIVES

FUI ASSISTIR A ESTA MAGNÍFICA PEÇA DE TEATRO NO PASSADO DIA 2008.07.04 PELAS 21:30 NO COLISEU MICAELENSE, NA EXCELENTE COMPANHIA DA MINHA AMIGA NINI

“A Loja do Ourives” é uma história que gira em torno do amor, do casamento e das relações entre Pais e Filhos. É uma sinfonia dramática dividida em três actos distintos, envolvendo as relações humanas e os seus valores. As personagens não são Santos, nem vultos de perfil histórico. São pessoas como nós, com os seus casamentos, nascimentos, dúvidas e incertezas. Como escreveu Karol Wojtyla, “Se um coração humano obstina-se na dureza, um coração de carne palpitará nas próprias pedras”.
O matrimónio e a relação entre os casais estão no centro desta história pensada pelo jovem que viria a ser Papa. Um casal que deseja casar, mas a vida não lhe parece sorrir. Outro casal não quer sorrir para a vida e parecem definitivamente afastados um do outro. Por fim, dois jovens que se amam, mas hesitam em entregar-se. Sentem receios. Afinal, têm na frente os afastamentos, a bulha e os desastres dos pais.
Desde a sua juventude que o falecido Papa João Paulo II se dedicava à literatura e ao estudo das artes, de forma particular ao teatro. Dedicou algumas das suas energias não só a escrever, mas também a dirigir os seus trabalhos. Algumas vezes adoptava pseudónimos para assinar as suas peças. Andrzej Jawién era um desses pseudónimos que deu autoria a esta peça que será apresentada em exclusivo no Coliseu Micaelense.

Sem comentários: