FUI VER ESTE FILME, HOJE, 14/11 NA SALA 1 DO PARQUE ATLÂNTICO COM A MINHA NAMORADA, MARINA
Viktor Navorski (Tom Hanks) é um imigrante de leste (Krakozhia, terra de ficção) que se encontra retido no aeroporto John F. Kennedy, em Nova Iorque, porque o seu país de origem deixa de existir, enquanto este voa em direcção à América, invalidando o seu passaporte. Ele vê-se então na situação de não ter autorização para entrar nos Estados Unidos, embora ninguém o obrigue a sair. Navorski tem de se organizar, de modo a passar os seus dias e noites na sala dos passageiros em trânsito, numa espécie de limbo existencial, até que a guerra que eclodiu no seu país acabe. É assim que ele se instala na Porta 67, onde vai comendo fast food e aprende a viver das moedas devolvidas pelos carrinhos das bagagens. À medida que as semanas e meses vão passando, Viktor descobre que o micro-universo do terminal é um mundo rico e complexo, recheado de absurdos, generosidade, ambição, divertimento e até de romance, graças a uma bonita hospedeira chamada Amelia (Catherine Zeta-Jones). O problema é que Viktor esgotou, há muito, as boas vindas de Frank Dixon, o director do aeroporto, que o considera um problema técnico da burocracia, qualquer coisa que não pode contornar mas que quer desesperadamente fazer desaparecer.Apesar do argumento parecer caricato, ele é inspirado num caso bem real: o de Merhan Karim Nasseri - ou Alfred, como é conhecido no Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris. Merhan é um cidadão iraniano, exilado político depois de se ter manifestado contra o Xá do Irão nos anos 70. Em 1988, ele não consegue entrar em Londres por ter apenas uma fotocópia do passaporte e é expulso para Paris, local onde embarcara. Sucedem-se uma série de absurdos burocráticos e ele começa a aprender a viver no aeroporto, entre pilotos, hospedeiras, empregados de cafés e restaurantes. Em 1999, a Bélgica interessa-se pelo caso e resolve dar-lhe um passaporte válido mas Alfred já não quer sair do aeroporto.Obviamente, o argumento de Spielbergh coloca a situação nos domínios da fábula, pondo Viktor Navorski em contacto com uma série de personagens que simbolizam o melting pot americano, desde uma hospedeira de terra, interpretada por Catherine Zeta-Jones, uma mulher do "midwest" americano, até aos passageiros judeus ou hare-krishnas, passando pelo pessoal que trabalha no aeroporto, como é o caso da personagem do mexicano Diego Luna (''E a tua mãe também''), que é um dos representantes do mosaico étnico americano. Temos assim construído o micro-cosmos da sociedade americana com um verdadeiro americano (é assim que muitos vêem Tom Hanks) como figura central desta narrativa.Apesar de Steven Spielberg não ser propriamente um cineasta político, a decisão de situar a acção do seu filme num aeroporto americano não é inocente. Nos tempos de desconfiança que varrem a América e o mundo ocidental, este local é o palco ideal para lançar algumas reflexões. À priori, um aeroporto é sempre um sítio onde qualquer viajante se sente pequeno ou até inseguro e serve também para ilustrar na perfeição o verdadeiro melting pot que é a América e a forma como a frieza das fronteiras e as manobras de segurança dificultam que dele se tire melhor partido. Como quase sempre acontece nas obras de Spielberg, o objectivo último deste ''Terminal de Aeroporto'' é pôr o público a sonhar, a emocionar-se e a sorrir. ''Este é um tempo em que precisamos de rir e é para isso que servem os filmes de Hollywood, para fazer rir as pessoas que vivem tempos difíceis'', disse o realizador.
segunda-feira, novembro 15, 2004
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1 comentário:
Também já vi o filme em DVD... e é uma história fantástica, adorei o filme. É daqueles Filmes light bem conseguidos em que não são necessários grandes efeitos especiais para manter-nos agarrados ao ecrã até final.
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