domingo, março 11, 2007

Diamante de Sangue




FUI VER ESTE FILME NO PASSADO DIA 2007.03.10 NA SALA 4 DO CASTELLO LOPES CINEMAS NO PARQUE ATLÂNTICO DE PONTA DELGADA, PELAS 21:30, NA COMPANHIA SEMPRE AGRADÁVEL DA MINHA MARINA

"Blood Diamond" é um thriller de acção sobre o tráfico de diamantes, a miséria que assola a Serra Leoa, e a corrupção que lhes está associada.
O filme passa-se em 1999, em plena guerra civil, centrando-se o argumento de Charles Leavitt ("K-Pax- Um homem do outro mundo") nas motivações, fraquezas, forças e objectivos de três pessoas, apanhadas no centro do conflito.
Danny Archer (DiCaprio) é um mercenário sul-africano, preso por traficar "diamantes de sangue" - pedras preciosas que são usadas para financiar revoltas e terroristas.
Enquanto está encarcerado, fica a saber que Solomon Vandy (Houson), um pescador forçado a abandonar a família para trabalhar na extracção de minério, descobriu e escondeu um valioso diamante.
Com a ajuda de uma jornalista norte-americana, Maddy Bowen (Connelly) os dois homens encontram-se e, juntos, procuram a jóia que pode ser o passaporte para uma vida nova.
Todos eles são movidos por interesses, embora estes sejam bastante diferentes.
Solomon sonha utilizar esse enorme diamante cor-de-rosa como moeda de troca para reaver o seu filho, forçado a integrar um exército de pequenos soldados.
Danny quer ajudá-lo a encontrar a criança para poder ficar com o diamante; Maddy quer reunir o máximo de informações possíveis sobre o tráfico de diamantes para escrever um artigo bombástico.
Apesar de ser um filme repleto de explosões, perseguições e tiroteios, também expõe um número considerável de atrocidades que aconteceram (e continuam a acontecer) no continente negro.
Em "Blood Diamond" podemos assistir ao saque de Freetown, capital da Serra Leoa, pelas tropas rebeldes da RUF (Revolutionary United Frontier), que deixa um rastro de destruição e 5.000 mortos.
A tragédia pessoal de Solomon permite ainda revelar o destino de milhares de crianças que são raptadas, drogadas e forçadas a combater e a matar.
Escusado será dizer que várias empresas da indústria de diamantes se apressaram a certificar que os produtos que vendem não são "diamantes de sangue".
Apesar do tom comercial, "The Blood Diamond" reúne tudo o que é necessário para se tornar um sucesso de bilheteira. Uma dose aceitável de melodrama e sentimentalismo, um trio de actores em boa forma, paisagens naturais deslumbrantes, o contexto histórico, acção, suspense e um final adocicado.

O Contexto histórico:

Em 1996 Ahmad Tejan Kabbah foi eleito o primeiro presidente civil da Serra Leoa, depois de décadas de governos militares. Em Maio do ano seguinte foi deposto por um grupo oposicionista de militares, que logo chamaram as tropas rebeldes da RUF (Revolutionary United Frontier) para os ajudar a governar o país.
Dez meses depois, tropas nigerianas retomaram o poder, reinstaurando a presidência de Kabbah.
Contudo, em Janeiro de 1999, a RUF voltou a atacar a capital, Freetown, sendo contra-atacada pelos nigerianos.
Em Julho desse ano, Kabbah aceitou negociar para ter o líder da RUF, Sankoh, como seu vice-presidente.
A paz durou até Abril de 2000, altura em que o exército da Nigéria saiu do país e a RUF voltou a atacar, usando os elementos da ONU como reféns, o que culminou com a prisão de Sankoh e de outros membros da RUF que faziam parte do governo e aumentou o caos. A situação só começou a melhorar em Maio, quando forças britânicas chegaram ao país para estabelecer a ordem. Em 2002, Kabbah declarou oficialmente o fim da guerra civil.
Para conseguir resistir tanto tempo, a RUF contrabandeava diamantes para pagar armamento e drogas. Nesta época, a vizinha Libéria foi uma das maiores exportadoras de diamantes. Para recrutar novos "soldados", eles invadiam vilas, matavam pais e mães e levavam os filhos, que eram drogados e forçados a dar continuidade a este ciclo de barbárie. Assim, para além de ser responsável pela morte de milhares de civis, o país tem hoje várias gerações de crianças que, até há pouco tempo, faziam parte de um exército sanguinário.

http://www.estreia.online.pt

Sem comentários: