domingo, março 18, 2007

Letters from Iwo Jima


FUI VER ESTE FILME NO PASSADO DIA 2007.03.17 PELAS 21:40 NA SALA 1 DO CINE SOLMAR, EM PONTA DELGADA, NA COMPANHIA DA MINHA MARINA

Clint Eastwood considerou a história desta batalha tão relevante que não lhe bastou fazer um filme. Fez dois. O primeiro, que estreou em Portugal a 11 de Janeiro, "As Bandeiras dos Nossos Pais", retrata o lado americano da batalha de Iwo Jima.
"Cartas de Iwo Jima" é o segundo, e mostra o mesmo acontecimento sob o olhar dos soldados japoneses.

A batalha travada na ilha japonesa homónima aconteceu em 1945, em plena Segunda Guerra Mundial. Do lado nipónico, quem foi para a frente de combate sabia de antemão que dificilmente de lá sairia com vida.

No entanto, a memória dos soldados japonenes perpetuou-se através das cartas que foram, durante mais de 40 dias, escrevendo para casa, e que servem agora de base a esta película.
Estas missivas revelam o sacrifício, o esforço, a coragem e a compaixão destes homens que se defenderam heroicamente do exército americano.

Nesta que deveria revelar-se uma rápida derrota das forças japonesas, e cuja visão estratégica de um general transformou num combate engenhoso, morreram quase sete mil soldados americanos, e mais de 20 mil japoneses.

Em primeiro plano estão cinco militares: Saigo (Kazunari Ninomiya), um padeiro que só quer sobreviver para conhecer a sua filha recém-nascida; Baron Nishi (Tsuyoshi Ihara), um campeão olímpico de hipismo conhecido em todo o mundo pela sua arte e pela sua honra; Shimizu (Ryo Kase), um jovem ex-agente da polícia militar, cujo idealismo ainda não foi posto à prova pela guerra; e o Tenente Ito (Shidou Nakamura), um militar rígido, que certamente preferiria o suicídio à rendição. Há ainda o General Tadamichi Kuribayashi (Ken Watanabe), figura central, cujas viagens pela América lhe revelaram a natureza vã da guerra, concedendo-lhe simultaneamente a visão estratégica necessária para enfrentar a vasta armada americana que se aproximava pelo Pacífico.

Com este projecto inovador de dois filmes, Eastwood, já galardoado com dois Oscares da Academia por “Million Dollar Baby” e “Imperdoável”, apresenta neste "Letters from Iwo Jima" a normalmente anónima batalha, abordando, através dela, a guerra no Pacífico.

O realizador referiu, em entrevista ao Nouvelle Observateur, que a ideia do segundo filme lhe surgiu "durante a preparação de 'As Bandeiras dos Nossos Pais'. Estava muito intrigado com a personalidade do general Kuribayashi, o comandante de Iwo Jima, por este sistema de fortificações que concebeu e que não corresponde à mentalidade japonesa", referiu. Outro pormenor fê-lo querer divulgar esta história. "Fiquei siderado ao verificar que os actores japoneses do filme nunca tinham ouvido falar de Iwo Jima. Esta história não é ensinada na escola, o período foi como que apagado da memória", explicou.

Cartas de Iwo Jima” (inteiramente falado em japonês) e “As Bandeiras dos Nossos Pais”, duas histórias diferentes em quase tudo, são o tributo de Eastwood a todos os que perderam a vida nos dois lados do conflito.


in http://www.estreia.online.pt

1 comentário:

Mike Maciel disse...

Só para o notificar, que passa a partir de momento a fazer parte da lista de sites do agregador de blogs, BlogBoard dos Açores, http://www.blog9ilhas.com


Mike Maciel
Admin da Blog9Ilhas.com