terça-feira, junho 01, 2004

um filme que vale a pena ver: The Day After Tomorrow

Título Original: “The Day After Tomorrow”
Realização de Roland Emmerich (EUA, 2004)
Produtores: Roland Emmerich e Mark Gordon
Uma Produção de Tomorrow Films / Centropolis Entertainment / Mark Gordon Productions
Intérpretes: Dennis Quaid, Jake Gyllenhaal, Emmy Rossum, Dash Mihok, Jay O. Sanders, Sela Ward, Austin Nichols, Arjay Smith, Tamlyn Tomita, Kenneth Welsh e Ian Holm
Argumento: Roland Emmerich e Jeffrey Nachmanoff
Fotografia: Anna Foerster e Ueli Steiger
Música: Harald Kloser
Distribuição: 20th Century Fox Film Corporation
Distribuição em Portugal: Castello Lopes Multimédia
Género: Acção / Ficção Científica / Thriller
Duração: 124 minutos

Roland Emmerich converteu a demolição de símbolos numa longa e frutífera carreira cinematográfica: desde a destruição da Casa Branca às mãos de pérfidos alienígenas em “O Dia da Independência / Independence Day” até à imagem de vários corredores da bolsa de Wall Street desmembrados por um gigantesco dinossáurio em “Godzilla”, os seus filmes sempre encontram um homem comum enfrentado circunstâncias que o superam amplamente, às quais consegue sobreviver apenas através da solidariedade daqueles que partilham as suas previsões, resgatando sempre os valores intrínsecos da sociedade norte-americana, que, não importa o cataclismo, são sempre capazes de nos indicar o caminho correcto.
Agora, o realizador alemão radicado nos Estados Unidos decidiu destruir Nova Iorque e todo o hemisfério norte em “O Dia Depois de Amanhã”. O filme tem como protagonista Dennis Quaid, que interpreta um paleoclimatologista que tenta chegar a Nova Iorque para resgatar o seu único filho (Jake Gyllenhaal), preso na Biblioteca Pública dessa cidade, enquanto se desenvolve a catástrofe climática que anunciou às autoridades que iria ocorrer, ante um vice-presidente ficcional dos Estados Unidos (mas idêntico ao real, Dick Cheney), que o repreende pelo seu alarmismo, que considera infundado. Assim, furacões, tornados, inundações, terramotos e tempestades de neve encarregam-se de deixar limpa a face dos Estados Unidos (e, por ilação, boa parte do planeta), enquanto começa uma nova era glacial, só três dias depois dos Estados Unidos e as principais capitais da Europa (incluindo Portugal) terem sido arrasadas.
Até aqui, nada mais que uma película inscrita no género catástrofe não pudesse oferecer. E, com um orçamento de 125 milhões de dólares, só se podia esperar que Emmerich e a sua equipa conseguissem por essas situações em cena da forma mais espectacular possível. Para tal, contou com o apoio, uma vez mais, da fabulosa Industrial Light & Magic (ILM), de George Lucas.
O cinema catástrofe tentou ressurgir na última década. O seu exemplo mais bem sucedido (ainda que exceda largamente o género) foi, sem dúvida, “Titanic”. Restou a Emmerich e a esporádicos filmes - sempre aos pares - baseados em previsões agoirentas: meteoritos em rota de colisão com a Terra (“Armageddon” e “Impacto Profundo / Deep Impact”) e vulcões em erupção (“Volcano” e “O Cume de Dante / Dante's Peak”), assim como os recentes “Detonação / The Core”, “Reino de Fogo / Reign of Fire” e “28 Dias depois / 28 Days Later” (estes dois últimos, ambientados em Inglaterra).
Nova Iorque é o branco preferido de qualquer catástrofe no cinema desde “A Guerra dos Mundos / The War of the Worlds” na versão de Orson Welles (podemos recordar, ainda, a famosa cena da Estátua da Liberdade em “O Homem Que Veio do Futuro / Planet of the Apes”). A sua condição de capital do mundo fá-la funcionar facilmente como metáfora da civilização humana. Parte da graça era saber que se estava diante duma ficção improvável, o que permitia desfrutar a hecatombe sem maior culpa. Depois dos atentados do 11 de Setembro, a percepção mudou radicalmente. Hollywood extremou os cuidados (não por acaso desapareceram as Torres Gémeas de “O Homem Aranha / Spiderman”). “O Dia Depois de Amanhã” marca a primeira vez, desde esse atentado, em que Hollywood se permite a ficção de destruir a cidade. O que as águas do Atlântico invadem primeiro é, precisamente, o espaço vazio onde se erigiam as torres.
Poderia pensar-se que Emmerich, ao centrar-se em Nova Iorque, se arrisca, mas também é certo que é bastante mais tranquilizador deixar à natureza o papel de vilão, sabendo que é, simplesmente, causa e efeito. E depois, sempre haverá sobreviventes -especialmente nos filmes de Emmerich - que possam aprender com os erros e reconstruir o que se perdeu. Num sentido, as películas catástrofe norte-americanas são o último reduto da utopia: reflecte os seus temores mais atávicos, o seu diagnóstico acerca de como a sua sociedade errou, qual seria um castigo apropriado e como começar de novo.
No entanto, “O Dia Depois de Amanhã” provocou um escândalo nos Estados Unidos. Muita mais polémica do que seria de imaginar para uma obra dum realizador tão funcional ao ‘status quo’. Na verdade, o responsável não é o filme, segundo o realizador, mas todos nós. A película só mostra a linha ponteada que se estende desde o que estamos a fazer com o planeta hoje até esse “dia depois de amanhã”, quando a Mãe Natureza nos devolver a gentileza. Emmerich só acelerou os tempos para melhorar o efeito dramático e, ao fazê-lo, pôs o dedo num problema, o aquecimento global, que sectores da opinião pública do seu país prefeririam não tocar. Os Estados Unidos não ratificaram o protocolo de Quioto, o tratado das Nações Unidas que pretende que, para 2012, esse país reduza as suas emissões de dióxido de carbono em 30 por cento. E, precisamente na estreia mundial do filme, o Congresso norte-americano debateu uma lei que tenta reduzir essa contaminação. Os ambientalistas aproveitaram a deixa para fazer pressão: o site da Greenpeace (www.thedayaftertomorrow.org), quase idêntico à página oficial da película, assinala como principal responsável da catástrofe o presidente Bush. As indústrias desse país, por seu lado, tomam o filme como uma mostra da natureza distorcida da reclamação. E não são as únicas: Stephen J. Milloy, do site foxnews.com (companhia irmã da produtora do filme), publicou uma coluna na que dizia: «O propósito da película é assustar-nos para que aceitemos a agenda política dos verdes: o domínio da sociedade através do controlo dos recursos energéticos».
A polémica, em época de eleições, serve para fazer avançar agendas políticas. Talvez por isso, os jornais norte-americanos emitiram uma comunicação interna da NASA que anunciava aos seus cientistas que não deveriam comentar à imprensa a validade das premissas do filme (mais tarde informou-se que o poderiam fazer). Al Gore, por seu lado, comentou: «Há duas questões ficcionais: uma é a película de Emmerich; a outra, as teorias deste governo acerca do aquecimento global». O realizador - que se declarou contrário a Bush – confessou ao The New York Times o seu agrado de ter filmado «uma película de puro entretenimento que é, realmente, um pouquinho subversiva». Enquanto os meios fazem o impossível por lembrar que “O Dia Depois de Amanhã” é apenas uma película, há gente que crê que Hollywood influi mais na percepção que o público tem do mundo do que prefeririam reconhecer. E talvez tenham razão.

Sem comentários: