quarta-feira, maio 26, 2004

F. C. Porto Campeão Europeu Crónica do site da UEFA

Dezassete anos depois de ter ganho a Taça dos Clubes Campeões Europeus, o FC Porto conquistou a UEFA Champions League, ao bater o AS Monaco FC, no Arena AufSchalke, por 3-0. Os "azuis-e-brancos" tornam-se, assim, na segunda equipa da história a conquistar a Taça UEFA e a mais importante competição europeia de clubes em duas épocas consecutivas (depois de o Liverpool o ter conseguido na década de 70).

Equipas em 4-4-2
O jogo não teve um período de estudo mútuo com as duas equipas a provarem que vinham bem ensinadas dos balneários. José Mourinho e Didier Deschamps não apresentaram surpresas nos respectivos “onzes” titulares. Os campeões nacionais surgiram com o habitual 4-4-2, com Derlei e Carlos Alberto a relegarem Benni McCarthy para o banco de suplentes. Do lado dos franceses, o capitão Ludovic Giuly apareceu ao lado de Fernando Morientes, formando uma dupla de ataque.

Baía salva

O Mónaco começou melhor e, ao contrário do que é costume, o FC Porto pareceu algo nervoso nos momentos iniciais. Como resultado dessa entrada menos boa, logo aos 3 minutos,
Lucas Bernardi recuperou a bola no meio-campo, Edouard Cissé lançou Giuly em velocidade, mas Vítor Baía saiu muito bem da área e afastou o perigo com os pés quando o capitão do Mónaco estava isolado.

Carlos Alberto aproveita

Aos 39 minutos, Paulo Ferreira centrou para a zona da marca da grande penalidade, Givet não consegue o alívio e Carlos Alberto, aproveitando o ressalto, toca de pé direito para o fundo da baliza. Aos 19 anos, o jovem brasileiro tornou-se no terceiro mais novo marcador em finais da Liga dos Campeões e logo com o seu primeiro golo nas competições europeias.

Jogo de banco

Mourinho fez entrar Alenichev para o lugar de Carlos Alberto na tentativa de reconquistar o meio-campo e Deschamps respondeu com a entrada do ponta-de-lança Shabani Nonda para o lugar de Cissé. O FC Porto só precisava de uma oportunidade para sair em contra-ataque e decidir o jogo.

Deco aumenta

E foi na sequência de uma rápida contra-ofensiva que o FC Porto elevou para 2-0. Aos 71 minutos, Pedro Mendes recuperou a bola à entrada da área portista, lançou Deco que saiu do seu meio-campo com a bola controlada e assistiu Alenitchev no flanco esquerdo. O russo devolveu o passe ao luso-brasileiro que, já dentro da área, atirou com calma e classe para o canto direito da baliza de Roma.

Alenitchev confirma

Quatro minutos mais tarde, os "dragões" confirmaram a superioridade técnica e táctica, desta vez com Alenitchev a finalizar. Um centro de Derlei bateu em Squillaci e o ressalto sobrou para o internacional russo, que disparou fortíssimo estabalecendo o resultado final.

Festa portuguesa

A festa "azul-e-branca" tomou conta das bancadas e, apesar dos últimos esforços dos franceses, o FC Porto aproveitou os útlimos minutos para saborear mais um triunfo histórico.

In: http://pt.uefa.com/competitions/UCL/fixturesresults/round=1716/match=1065206/Report=RP.html

José Mourinho nas nuvens

"O meu futuro vai ser decidido nos próximos dias. Não tenho qualquer acordo ou pré-acordo com qualquer clube. Contudo, posso dizer que a minha vontade é sair"

Depois de mais uma importante vitória pelo FC Porto, o treinador dos "azuis-e-brancos" decidiu partilhar a festa com a família, abraçando-se aos filhos e à mulher logo a seguir ao apito final do árbitro. Em declarações depois do jogo, José Mourinho mostrou-se muito feliz com a conquista de mais um troféu ganho ao serviço do FC Porto.

Celebrar com a família

"Assim que o jogo terminou pude celebrar a vitória com a minha família, o que foi fantástico. É um momento de extrema alegria para mim e para os meus jogadores", começou por revelar o técnico dos "dragões", acrescentando que "houve uma altura em que Deschamps teve de arriscar, ao fazer entrar Nonda. Ainda assim, com a entrada de Alenitchev, a partida ficou equilibrada".

Momento-chave

Visivelmente feliz com esta nova vitória, José Mourinho revelou: "Sentimos que o jogo poderia estar decidido quando fizemos o segundo golo e a partir dessa altura gerimos da melhor forma a partida".

Tempo para celebrar

No que toca ao seu futuro, o técnico sublinhou: "Agora é altura de celebrar e há tempo para falar sobre isso", ressalvou, acrescentando: "A vida de um treinador e de um clube é marcada por estes momentos. Há altos e baixos, e sei que um dia as coisas me vão correr menos bem, contudo, estou preparado para isso".

Em sonhos

Por outro lado, o capitão dos portistas revelou: "Era impossível prever que isto poderia acontecer ao FC Porto. É óbvio que sonhava com este momento mas nunca me passou pela cabeça que pudesse acontecer. Esta grande vitória é resultado do excelente trabalho desenvolvido neste clube, a todos os níveis e sinto-me neste momento capitão da melhor equipa da Europa".

'Classe veio ao de cima'

O guarda-redes do FC Porto rubricou uma excelente exibição na final de Gelsenkirchen e, segundo o jogador, “tivemos a sorte do jogo na primeira parte. Contudo, no segundo tempo, fomos superiores e a classe dos nossos jogadores veio ao de cima. A conquista da Liga dos Campeões é um momento fantástico para todos nós, revelou Vítor Baía.

'Sensação única'

Para Deco, um dos melhores elementos em campo do lado dos portistas, “o jogo ficou decidido quando marquei o golo. Conquistar este troféu é um momento mágico e uma sensação única. Trata-se do máximo que um jogador pode obter a nível de clubes. Não contava com este desfecho no início da época mas sabia que a nossa equipa tinha qualidade para chegar aqui”.

A bandeira de Portugal

Segundo Derlei, “a bandeira de Portugal está no topo da Europa. Realizámos uma época sensacional e a conquista da Liga dos Campeões é o corolário do trabalho realizado. A equipa trabalhou muito para chegar aqui e estamos todos de parabéns”, referiu o atacante brasileiro, acrescentando: “Espero agora que os portugueses celebrem novamente no EURO 2004™ com a vitória da selecção portuguesa.

In: http://pt.uefa.com/competitions/UCL/news/Kind=512/newsId=182603.html

Sem comentários: