terça-feira, maio 11, 2004

“JUNTOS PELA EUROPA”

MENSAGEM FINAL DO ENCONTRO

A Europa chegou a um momento decisivo da sua existência e do seu projecto para o futuro: ela não se pode limitar a um mercado ou a uma união para a segurança dos seus cidadãos. Nós sabemos que a influência do amor de Deus está a impulsionar os povos da Europa a ser muito mais que isto. Um continente com tanta variedade e beleza, que viveu momentos de esplendor e crescimento, mas que também experimentou a verdade amarga que, sem a referência a valores profundos, os seres humanos são despojados da sua humanidade e mostram-se capazes dos piores males.
No último século, duas guerras mundiais, os campos de concentração, os “Gulags” e, em particular, o Holocausto testemunharam a escuridão que habitou o nosso continente e que dolorosamente tocou o resto do mundo. E agora a exclusão, a injustiça, a exploração e a praga do terrorismo exigem soluções. Contudo, apesar de todos estes males, hoje felizmente nós podemos ver uma Europa que se move rumo à reconciliação. Uma Europa livre e democrática.
Inspirados pela força transformadora do Evangelho, sentimo-nos chamados a trabalhar por um continente multifacetado e unido. Nós, membros de mais de 150 Movimentos, grupos e comunidades de diferentes igrejas cristãs juntos em Estugarda vindos de todos os cantos do continente, queremos testemunhar a novidade da crescente fraternidade e comunhão entre nós, alimentada pelo Espírito. Esta comunhão de vida é outra consequência das tradições culturais que, à luz da revelação Judaico-Cristã, construíram o nosso continente através dos séculos. Oferecemos esta fraternidade como contributo para uma Europa que seja capaz de responder aos desafios do nosso tempo.
Os carismas, dons de Deus, compelem-nos a seguir a via da fraternidade universal, que cremos seja a verdadeira vocação da Europa. A fraternidade não é senão o amor evangélico vivido entre todos, sempre renovado, a começar aqui e agora.

• A fraternidade é a partilha dos bens e recursos.
• A igualdade e liberdade para todos os homens e mulheres.
• O aprofundamento do nosso património cultural comum
• A abertura a pessoas de outras culturas e tradições religiosas
• Amor e solidariedade para com os pobres e os fracos das nossas cidades;
• Um profundo sentido de família
• O respeito pela vida humana em todo o seu percurso
• O cuidado com a natureza e o meio ambiente;
• O desenvolvimento harmónico dos meios de comunicação.

Vivendo esta fraternidade, a Europa torna-se ela própria mensagem de paz, uma paz activa que se constrói todos os dias numa base de perdão pedido e recebido. Uma paz que quer construir pontes entre pessoas “globalizando” a solidariedade e a justiça.
Esta mensagem não pretende ser apenas uma declaração de intenções, mas o testemunho de algo que, ainda que no princípio, é já uma realidade entre nós. Nós, reunidos aqui em Estugarda e co-ligados com os encontros paralelos a decorrer em mais de 150 cidades (Ponta Delgada também incluída) através do continente, queremos trabalhar juntos com todos os homens e mulheres de boa vontade para que a Europa possa ser um lugar de amor e fraternidade, que esteja ciente das suas responsabilidades e que se mostre aberta ao mundo inteiro.


Sem comentários: