segunda-feira, maio 03, 2004

JUNTOS PELA EUROPA

No próximo sábado, 8 de Maio, na cidade alemã de Estugarda, cristãos de 150 movimentos e comunidades de toda a Europa, pertencentes a várias igrejas e comunidades eclesiais, reunir-se-ão para um encontro denominado JUNTOS PELA EUROPA.
Do programa constam testemunhos de Movimentos e Comunidades como resposta às questões fundamentais da actualidade, tais como: a paz, um novo estilo de vida que ponha os europeus em diálogo entre eles, a integração de povos e culturas diferentes, os valores da família, a solidariedade com os mais pobres na Europa e no mundo. Os jovens, igualmente, falarão das suas acções concretas e da sua visão sobre a Europa.
No momento em que se reforça a unidade da Europa, com a entrada de 10 Países do Leste e do Sul deste Continente, Movimentos e Comunidades de várias Igrejas cristãs e Comunidades eclesiais tecem um caminho de comunhão e de colaboração – pela primeira vez na história – para contribuírem juntos, para a unidade espiritual do Continente.
Os Movimentos e Comunidades querem tornar visível uma rede de fraternidade que abrange já todo o continente, quebrando nacionalismos e barreiras históricas, bem como a renovação a nível espiritual, que se está a difundir a partir do Evangelho vivido e que se reflecte nos muitos sectores da vida civil através dum contributo dos cidadãos para a Europa.
Como nasceu a Ideia? Por ocasião de um encontro em Roma, em Maio de 2002, entre fundadores e responsáveis de alguns Movimentos e Comunidades católicos e evangélicos, nasceu a ideia de promover uma grande manifestação na Alemanha, que contribuísse para redescobrir a “alma” da Europa. E assim nasceu o JUNTOS PELA EUROPA.
Neste dia darão o seu contributo Romano Prodi, Presidente da Comissão Europeia, o cardeal Walter Kasper, Presidente do Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos e Johannes Friedrich, Bispo da Igreja evangélico-luterana da Baviera.
Da parte dos organizadores, falarão Chiara Lubich (Movimento dos Focolares), Andrea Riccardi (Comunidade de Sant’Egídio) e os pastores evangélicos Friedrich Aschoff e Ulrich Parzany e o Pe. Heikki Huttunen, ortodoxo.
A Jornada será transmitida via satélite e pela Internet (http://www.miteinander-wie-sonst.de/ ) para 130 cidades europeias.
Aqui, dos Açores, vão duas pessoas a representar o arquipélago.

Sem comentários: